Sobre Vocaloid

Nota: no texto abaixo, quando "Vocaloid" aparecer em letra maiúscula se refere ao programa e em minúscula, aos vocaloids
 
CRÉDITOS DAS INFORMAÇÕES: VocaloidBrasil, Vocaloid BR, Candy Store, Vocaloid Wiki.

Vocaloid é um software de síntese de voz criado pela Yamaha, nele, é possível criar músicas apenas digitando a letra e a melodia, por fim acrescentando a parte instrumental. Sua primeira versão foi lançada em 2003 pela divisão musical da Yamaha. O objetivo inicial do programa era servir como um "vocalista" de apoio para artistas caseiros, DJs e estúdios musicais. A primeira empresa a comprar o Vocaloid foi a Zero-G, lançando os vocaloids Leon e Lola, depois começaram a chegar a Crypton, Power FX, etc. Hoje existem milhares de empresas trabalhando com Vocaloid.

E como se faz um vocaloid?
O processo de se criar um vocaloid começa com os Seyuus (dublador em japonês), essa pessoa “doa” a voz para o vocaloid, ela grava todos os fonemas de uma determinada língua, por exemplo se o vocaloid foi feito para cantar em Japonês, os fonemas a serem gravados seriam:

 
Depois a voz gravada é editada no computador (é aí que entra o poder de sintetização do Vocaloid) e é criada uma voz completamente nova. Essa voz vira um Voicebank, que é o que será vendido e usado para fazer as músicas. Nesse caso, o Vocaloid tem duas funções: Criar as vozes e as canções.
Existem alguns vocaloids que não tem Seyuu e sua voz foi feita totalmente por computador, como Leon e Lola.

Vocaloid 1, 2 e 3
O Vocaloid já teve várias versões, a primeira (como eu já disse) foi inaugurada com o lançamento de Lola e Leon. Ambos até receberam prêmios no NAMN. Tanto Leon quanto Lola são vocaloids ingleses. Depois deles vieram Miriam, Meiko e Kaito. Esses foram os vocaloids da era 1. Depois disso foi lançado o VOCALOID2, que tinha um poder de sintetização maior, estreou com a personagem Sweet Ann. Depois dela, veio algo que foi praticamente o que mudou a história Vocaloid: O lançamento de Hatsune Miku. Essa vocaloid foi lançada pela mesma empresa que criou Meiko e Kaito: Crypton. Meiko e Kaito foram os primeiros vocaloids a cantar em japonês e também os primeiros a terem um avatar ilustrando seu voicebank. Já a Crypton, ao ver que ter um personagem na “voicebox” fazia sucesso, tentaram o mesmo com Miku e acertaram: a mistura de um avatar inocente com uma voz bonitinha foi o que fez Miku ser um sucesso de vendas. A personagem gerou merchandising, CDs, roupas, carros, jogos, etc, que somando se tornam em uma franquia milionária. Depois de Miku vieram outros Vocaloids como Rin e Len, Prima, Gackpoid, Luka etc. Por fim o último lançamento do série VOCALOID2 foi o voicebank masculino VY2

VOCALOID3 – A série Vocaloid3 surgiu um tempo depois e estreou com o lançamento de MEW, uma vocaloid feminina ao estilo “Gothic”. É importante lembra que:
 
-Todos os vocaloids da série 2 podem ser transportados para Vocaloid3
-Enquanto o Vocaloid2 era somente compatível com fonemas em inglês ou japonês, o Vocaloid3 já abre espaço para outros idiomas como Espanhol, Chinês e Coreano. Além de ser mais fácil de utilizar.

Uma lista com todos os vocaloid3 já lançados até agora: Mew, VY1V3, GUMIV3, SeeU, Tone Rion, CUL, Yuzuki Yukari, Bruno, Clara, Oliver, IA, Aoki Lapis, LilyV3, Luo Tiyani, GackpoidV3, Galaco, VY2V3, Mayu e Avanna, mas ainda existem outros que ainda serão lançados, como: Suzune Ring, Hibiki Lui e Merli.

Vocaloids Privados
Existem alguns Vocaloids sem data de lançamento, são personagens no qual a empresa criadora adquiriu uma licença para só ela poder usar, os voicebanks privados até agora são: Akikoloid-chan – Lawson, Meaw – Starchild, Uekiloid – Yamaha, Metal Gear Zeke – ??? e o Project IF – Crypton.

Curiodidades
Antigamente, o VocaloidDesu era um blog de curiosidades aliás a URL continua até hoje aqui você confere algumas curiosidades sobre Vocaloid:

1-Existe parentesco no Vocaloid?
Resposta/ fora o caso de Aoki Lapis e Merli não! Leia mais ~ 

2-Todos os vocaloids tem personalidade
Resposta/não! Leia mais ~

3-Black Rock Shooter é a Miku?
Resposta/não! Leia mais ~

Doujinshis Famosos

Maker Hikōshiki Hatsune Mix by_KEI
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um mangá de Vocaloid, a protagonista desta história é Hatsune Miku. Foi ilstrado por KEI (o mesmo artista que fez o design oficial de Miku, Rin, Len, Luka, Iroha, Lily e Galaco), a história gira em torno de Miku, Len, Rin, Meiko e Kaito e as coisas “malucas” que acontecem em suas vidas.
Chibi Miku-san by_Minami
 
 
 
 
 
 
 

A série se passa em uma vila suburbana chamada Vocalotown, com seus moradores consistindo em Vocaloids, FanMades e UTAUs, apesar de personagens originais de Minami também poderem ser vistos. Toma nota que a personagem principal não é Miku, mas sim sua versão chibi (que na série é sua irmã mais nova) Hachune Miku. Enquanto Hatsune Miku viaja pelo mundo em sua turnê mundial, deixa a irmã sobre os cuidados da dupla Kagamine; enquanto Len é realmente dedicado para cuidar de chibi-miku (isso provavelmente se deve a enorme adoração que ele tem por Hatsune), Rin na maioria das vezes a maltrata, embora no fundo a ache bem kawaii (tsundere).
Aku no Musume, Ki no Kuroatyuuru by_ Ichika, Yunomi-P e
 
 
 
 
 
 
 
 


Um mangá de Vocaloid, baseado na saga Daughter of Evil. Porém nele os personagens, mesmo sendo os vocaloids, levam nomes completamente diferentes. Foi lançado no Japão em 10 de agosto de 2010 e ACREDITA-SE que virará anime.
Leia mais aqui

Leia mais sobre o fato da mangá virar anime aqui

Derivados do Vocaloid

aqui acaba o artigo sobre o que é Vocaloid, mas se vc quiser ver um pouco mais sobre o assunto, continue com a gente! :3 -q










UTAU é um software de sintetização de voz parecido com Vocaloid, apesar de não ter um poder de síntese tão poderoso quanto VOCALOID3, abre a possibilidade para você criar um banco de voz a partir da sua própria voz. Mas diferente do Vocaloid (que é pago) o programa UTAU é grátis, basta você baixa-lo no seu computador pra criar seu Utau. Muitas pessoas acreditam que a qualidade dos Utauloids é baixa, mas quando bem configurados podem tranquilamente passarem por vocaloids ou até mesmo por humanos.
Atualmente, o número de UTAUs é praticamente incontável. Mas dentre eles a mais famosa é Kasane Teto.





Vipperloid é o termo utilizado para descrever UTAUs lançados pelo Vip@2ch (um fórum japonês). Na maioria das vezes a principal característica desses Utaus é que são feitos para enganar os fãs, fazendo-os acreditar que são novos Vocaloids. Geralmente os Utauloids feitos pelo 2ch são extremamente conhecidos pelo fandom, sua principal personagem é a Teto, mas entre outros Vipperloids conhecidos temos Namine Ritsu, Yokune Ruko e Sukone Tei.










FanMades são uma classe de personagens que tem a voz criada a partir da dos vocaloids. Assim como os UTAUs, o número de Fanmades é desconhecido. A principal diferença entre FanMades e UTAUs é que a voz dos Fanmades SEMPRE vem de vocaloids; enquanto esse proçedimento no UTAU (pegar a voz de vocaloids, pessoas famosas, ou qualquer voz alheia sem permissão) é proibido. É importante lembrar que:

-nenhum FanMade é vocaloid oficial. Foram todos FEITOS POR FÃS. Os únicos fanmades a serem reconhecidos com mascotes da Crypton foram: Yowane Haku, Akita Neru, Hachune Miku, Tako Luka e Sakine Meiko. Mesmo assim alguns não consideram elas 100% vocaloids já que não tem voz original, e sim derivada de outros vocaloids.

Existem diversos tipos de Fanmades, muitos reunidos em grupos, abaixo alguns dos grupos mais conhecidos:




Voyakilloid é uma gíria que significa “vocaloid grunhindo”.Ela era utilizada para representar a falha de um produtor ao fazer um Vocaloid cantar. A ideia começou quando um usuário comprou Hatsune Miku e admitiu que comprou só por achar fofinho, mas quando tentou fazer algo com ela só conseguiu sons grotescos e desafinados. Caffein a partir dessa ideia criou Yowane Haku, a primeira Voyakiloid, dizendo que “ela não era tão talentosa quanto Miku”.O desing dos Voyakiloids geralmente usa a mesma combinação de cor: roxo, cinza, branco e olhos vermelhos. Embora qualquer Vocaloid possa ter uma versão Voyakilloid, apenas dois personagens dessa série possuem algum destaque dentro do fandom, são eles Yowane Haku e Honne Dell.





Esse grupo passou a existir com a criação da personagem Akita Neru. O seu nome significa literalmente “estou cansado, vou dormir”. Existem duas teorias sobre a criação de Neru.
A primeira é devido a um bloqueamento que a Miku teve nas pesquisas do Google e do Yahoo, no qual na pesquisa de imagens não apareciam resultados para “Hatsune Miku”, e também o artigo da Miku na Wikipédia do Japão ter sido deletado. Ao mesmo tempo isso resultou numa “flame war” nos usuário do 2ch, como a maioria dos posts dizia sempre a mesma coisa: “estou entediado, vou pra cama” ou “vou pra cama, boa noite” e derivados, alguns usuários decidiram chamar esses posts de “akita neru”, mais tarde um designer criou um avatar pra ela. Já a segunda teoria diz a respeito dos usuários que ficavam trollando o avatar da Miku, depois de um tempo os usuários começaram a cansar disso e postavam frases que diziam “estou cansado, vou dormir”. Hoje os boukaloids representam os tsunderes da cultura vocaloid, aqueles que não têm paciência suficiente para usar o software Vocaloid, ou aqueles que desistiram usando Vocaloid.




Genderbent” significa troca de gênero. Em VOCALOID genderbent significa trocar o gênero do personagem, ou seja, criar uma versão do outro sexo de determinado vocaloid. Exemplo de gerderbent: USee, Kaiko, Hatsune Mikuo...




Os Vocaloid Hagane, também conhecidos como “Tipo H”, são um grupo cujo o desing e as músicas são baseados no gênero heavy metal. Em muitas músicas deles é usada a mesma configuração de voz dos Vocaloids oficiais, mas costumam usar distorção de áudio para empurrar suas escalas vocais a extremos para conseguir um efeito de “rosnar”. A maioria das músicas dos Hagane conta com um contrabaixo e guitarras mais pesadas para dar esse efeito "down" normalmente utilizados em metal hoje. Configurações de voz próprias ainda estão sendo feitas para os membros.
Os Hagane Vocaloid (até agora) são: Okurine Luka, Hagane Miku, Magane Rin, Magane Len, Isamine Kaito, Kagura Gakupo, Sakerune Meiko e Type-M Gumi.


Alguma dúvida? Comente! sua opinião é bem-vinda =^-^=

2 comentários:

  1. Esclareceu muito *0*
    Oh, tirei minhas dúvidas x3
    Cada vez xeretando seu blog, passo a gostar mais dele~!

    ResponderExcluir

Regras:

-não fale palavrões
-"seguindo, segue de volta?" bom, no início do blog eu até aceitava, muitas vezes fui inventar de ser "gentil" e segui uns blogs que eu nem queria, por isso a partir de agora não irei aceitar mais!! Mas se quiser deixar o link do seu blog no fim da postagem, fique a vontade~ E se eu realmente gostar dele, seguirei :3